São Paulo, sábado, 18 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

À venda e sem socorro, Scotiabank continua com operações suspensas

DA REPORTAGEM LOCAL

O governo argentino estendeu por mais 30 dias a suspensão das atividades da filial local do banco canadense Scotiabank.
As atividades do banco no país haviam sido suspensas em meados de abril por falta de liquidez. A decisão, na época, ocorrera porque, em apenas um mês, o banco perdera US$ 50 milhões por conta de decisões judiciais que permitiram a depositantes retirarem recursos presos no curralzinho. O problema é que a matriz no Canadá se recusara a enviar fundos para socorrer o banco na Argentina. Mais: o Scotiabank decidiu colocar à venda a unidade argentina.
Como a operação não se concretizou e a matriz se nega a fazer novos aportes na sucursal, o BC não teve outra alternativa senão a de prorrogar a suspensão.
Anteontem, dezenas de empregados do Scotiabank participaram de um protesto em Buenos Aires, diante da ameaça do encerramento das atividades no país. A entidade emprega 1.700 trabalhadores na Argentina.
De sua parte, o Banco Central do Uruguai estendeu por mais 60 dias a intervenção na filial uruguaia do banco Galicia.
Entre dezembro e janeiro, o argentino Galicia perdeu cerca de US$ 500 milhões de seus depósitos no Uruguai. No início deste mês, o Banco Central argentino autorizou que fosse colocado em prática um plano de capitalização da filial uruguaia do Galicia.

Déficit do Tesouro
O Ministério da Economia anunciou ontem que o déficit do Tesouro foi de 519,3 milhões de pesos em abril contra um resultado negativo de 907 milhões no mesmo período do ano passado.
A redução foi obtida principalmente pela queda no pagamento de juros da dívida pública -justamente pelo fato de o país ter decretado moratória em dezembro.



Texto Anterior: 22% deixariam a Argentina se pudessem
Próximo Texto: Argentino usa vaca para driblar o curralzinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.