São Paulo, sábado, 18 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decisão sai na 4ª com mercado aberto

SANDRA MANFRINI
DA FOLHA ONLINE

O resultado da próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central sobre a taxa básica de juros será divulgado no início da tarde da quarta-feira, ainda com o mercado financeiro aberto, o que não ocorre tradicionalmente.
Por problemas na agenda do presidente do BC, Armínio Fraga, e do diretor de Política Econômica, Ilan Goldfajn, a segunda etapa da reunião, marcada para quarta-feira, será realizada pela manhã e não a partir das 16h30.
A decisão do Copom deverá ser anunciada no intervalo de almoço do mercado, entre 13h e 14h. A primeira etapa da reunião acontece na tarde de terça-feira.
Fraga e Goldfajn participarão, nos dias 23 e 24, de um seminário em Madri, na Espanha, com o tema "A proximidade dos bancos centrais da América Latina com os bancos centrais europeus" e, por isso, devem viajar no final da tarde da quarta-feira.
Essa, no entanto, não será a primeira vez que a decisão sobre juros será anunciada ainda com o mercado financeiro aberto. Em 99, logo quando Fraga assumiu o comando do BC, a reunião do Copom foi realizada de 11h15 às 14h e o anúncio de aumento dos juros para 45% foi feito em seguida.
A expectativa do mercado é que na próxima reunião do Copom a taxa básica de juros (Selic) seja reduzida. Desde 21 de março, os juros estão em 18,5% ao ano.



Texto Anterior: Conjuntura: Só economia fraca não corta juros, diz BC
Próximo Texto: Política domina seminário sobre metas de inflação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.