São Paulo, terça-feira, 18 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

DAC muda regra de desconto

Gol amplia frota com a compra de 15 Boeings

DA REPORTAGEM LOCAL

A Gol anunciou a encomenda firme de 15 aviões modelo 737/ 800 da norte-americana Boeing e opção de compra de outras 28 aeronaves. Se confirmada a compra dos 43 aviões, a operação chegará a cerca de US$ 2,7 bilhões.
Segundo a companhia aérea, as 15 aeronaves que compõem o pedido firme devem ser entregues entre 2007 e 2009. O direito de compra para as demais aeronaves poderá ser exercido em um prazo que se estende de 2005 a 2010.
A Gol mantém uma frota de 22 aeronaves, todas Boeing-737. Ao optar pela padronização da frota, diz seu presidente, Constantino de Oliveira Júnior, a Gol consegue reduzir custos de manutenção.
Na semana passada, o DAC (Departamento de Aviação Civil) proibiu a Gol de vender passagens aéreas a R$ 50 para 27 destinos no país argumentando que o valor não cobria os custos operacionais e poderia levar a concorrência predatória no setor.
Devido a essa pendenga, o DAC resolveu mudar a norma para promoções e descontos. Agora, as empresas aéreas que quiserem oferecer promoções nas suas passagens deverão informar o DAC, com cinco dias úteis de antecedência, o valor do desconto. A norma em vigor até ontem fixava prazo de até cinco dias úteis após a efetivação da mudança.
A nova exigência consta de portaria a ser publicada hoje no "Diário Oficial" da União. Em nota divulgada ontem, o DAC afirmou que a decisão objetiva "preservar o mercado e, conseqüentemente, o bem-estar [...] do passageiro".


Texto Anterior: Panorâmica - Leite derramado: Reestruturação do grupo Parmalat pode incluir a criação de nova empresa
Próximo Texto: Telefonia: Reajuste da Telefônica terá de ser único, diz TRF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.