UOL


São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lavagna lança pacote contra evasão fiscal

ELAINE COTTA
DE BUENOS AIRES

A Argentina quer intensificar a luta contra a evasão de impostos como primeiro passo para realizar a sua reforma tributária. Para isso, vai ampliar o controle dos movimentos de comércio exterior, endurecer a fiscalização ao trabalho informal e centralizar a arrecadação em um único órgão público, a Afip (Administração Federal de Ingressos Públicos).
As medidas foram anunciadas ontem pelo ministro da Economia, Roberto Lavagna, e fazem parte de um pacote que será encaminhado ao Congresso nos próximos dias. Segundo Lavagna, a aplicação dessas propostas é fundamental para que o país consiga viabilizar uma reforma tributária "mais profunda".
"Alguns acreditam que é preciso fazer uma reforma tributária que evite ou diminua a evasão. Nós acreditamos no contrário. É preciso primeiro combater a evasão fiscal e só depois elaborar uma reforma tributária", afirmou o ministro.
A primeira medida a ser adotada pelo governo será a centralização da arrecadação. A Afip passará a ter sob sua responsabilidade toda a arrecadação, incluindo a partir de agora os aportes patronais e familiares, que até então ficavam sob responsabilidade de outras agência de fiscalização.


Texto Anterior: Vizinho em crise: Argentina planeja lançar títulos ligados ao PIB futuro
Próximo Texto: Em xeque: Congresso dos EUA faz crítica ao FMI
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.