São Paulo, sexta-feira, 18 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros no exterior poderão ter conta no país

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Brasileiros que moram no exterior vão poder abrir contas correntes no Brasil. A autorização para esse tipo de operação foi anunciada ontem pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).
O diretor de Normas do Banco Central, Sérgio Darcy, disse que a medida tem por objetivo facilitar o acesso de pessoas que morem no exterior a modalidades de investimento existentes no Brasil. Por isso, diz Darcy, apenas pessoas físicas poderão ter acesso a essas contas.
A abertura de contas poderá ser feita pela internet. Após isso for feito, o correntista terá até 30 dias para enviar pelo correio uma cópia de um documento de identidade para validar a conta.
Além de enviar o documento pelo correio, será preciso que o correntista compareça pessoalmente à agência bancária para oficializar a abertura da conta. Enquanto isso não for feito, a conta só poderá ser movimentada para a realização de aplicações em renda fixa (como fundos de investimento, poupança e CDBs). Saques só poderão ser efetuados após esse comparecimento na agência.
A única diferença em relação às contas correntes tradicionais está no fato que os residentes no exterior só poderão fazer depósitos de até R$ 10 mil por mês. Segundo Darcy, a imposição do limite tem por objetivo evitar que o instrumento seja usado para lavagem de dinheiro. Os bancos não serão obrigados a oferecer o serviço.


Texto Anterior: Finanças: Conta-investimento fica para outubro
Próximo Texto: Luís Nassif: A China e a soja
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.