São Paulo, domingo, 18 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

[+] saiba mais

Definir alvo dois anos antes só deu certo uma vez

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O sistema de metas de inflação foi implantado no Brasil em 1999, mas somente uma vez, em 2005, a alta dos preços ficou abaixo do objetivo fixado pelo governo com dois anos de antecedência.
Em todos os outros anos, ou a inflação ficou acima do teto da meta estabelecida pela equipe econômica ou essa meta precisou ser alterada para adaptá-la à alta inesperada dos preços.
Em 1999, primeiro ano do sistema de metas, a economia brasileira ainda se adaptava ao recém-adotado regime de câmbio flutuante. A meta daquele ano foi fixada em junho, o que facilitou seu cumprimento. Em 2000, o objetivo fixado um ano antes também foi cumprido.
O ano de 2001 foi o primeiro em que a meta de inflação havia sido definida dois anos antes: esperava-se que a alta dos preços pudesse ficar em 4%, admitindo desvio de até dois pontos percentuais. O IPCA subiu 7,67%.
Em 2002, a inflação foi de 12,53%, ante 5,5% fixados pelo teto da meta.
No ano passado, a meta, fixada em 2003, era de 4,5%, e a inflação ficou em 5,69% -dentro do intervalo de 2,5 pontos percentuais.


Texto Anterior: Meta de inflação de 2008 deve ser de 4,5%
Próximo Texto: Recebimento de verbas rescisórias exige muita atenção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.