UOL


São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Cenário após o Usda
Desde a divulgação do último relatório do Usda, na quinta-feira da semana passada, os preços do milho vêm caindo na Bolsa de Chicago. Nesse período, o contrato de dezembro deste ano registrou queda de 7,6%. Em contrapartida, com a expectativa de oferta menor de soja nos Estados Unidos, os preços da oleaginosa estão em alta. O contrato de novembro subiu 3,5% no período.

Em direção à soja
A análise é de Leonardo Sologuren, da Céleres de Uberlândia (MG). Ele afirma que, com o atual cenário, o produtor brasileiro se sente ainda mais motivado a investir no plantio da soja em detrimento do milho. Além da esperada redução no plantio de milho no Paraná, que pode chegar a 15% neste verão, também em Goiás "o produtor poderá ir de vez para a soja", diz ele.

Lucro com suínos
No mês passado, a exportação de carne suína brasileira rendeu US$ 45,65 milhões, 10,5% maior do que a receita de agosto de 2002, informa a Abipecs (associação do setor). O volume foi 6% menor do que o daquele mês.

Valor agregado
A explicação para mais receita com menor volume, diz o presidente da Abipecs, Pedro Benur Bohrer, é a maior variação no mix de produtos exportados, com maior valor agregado. Ele reduziu de 520 mil para 500 mil toneladas a previsão de exportação para este ano, mas manteve a estimativa de US$ 550 milhões de receita.

Menos abates de suínos
Neste mês, houve redução nos abates devido à queda de 10% no volume de matrizes em julho.

Safra recorde
A safra brasileira deste ano fica em 122,3 milhões de toneladas, conforme dados divulgados ontem pela Conab. Esse volume é recorde nacional e supera em 26,5% os 97,8 milhões de toneladas do ano anterior.

Destaques
Os dados da última estimativa da Conab têm como destaque as boas safras de trigo e de milho safrinha. A produção de trigo sobe para 5,1 milhões de toneladas, bem acima das estimativas iniciais e um volume que corresponde à meta de produção estabelecida pelo governo só para 2005.

Condições excelentes
Tanto trigo como milho tiveram boas safras neste inverno porque o clima foi excelente. A safrinha de milho deverá atingir 12,6 milhões de toneladas, recorde para o período. No total, o Brasil produzirá 47,4 milhões de toneladas de milho neste ano, diz a Conab.

Outro recorde
Os dados finais da Conab para a soja mostram também mais um recorde de produção. Neste ano, o Brasil conseguiu 52 milhões de toneladas da oleaginosa, 24,2% mais do que na safra anterior. A produção de feijão também sobe: são 3,3 milhões de toneladas, com alta de 9,3%.

Boatos continuam
Continua circulando no mercado que a Bunge Ltd. está comprando a divisão de commodities da Louis Dreyfus Co. (no Brasil, Coinbra). As empresas não se manifestaram.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado financeiro: Bolsa atinge maior nível desde março de 2001
Próximo Texto: Integração: Fracasso em Cancún atrasa Alca, dizem EUA
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.