São Paulo, terça-feira, 18 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meirelles diz que inflação está na meta e tendência é de queda

SIMONE IGLESIAS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse ontem em Porto Alegre que a inflação brasileira está na meta e que a expectativa é de redução nos próximos 12 meses.
Segundo Meirelles, a projeção para outubro de 2008 é que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) chegue a 3,77%. Em agosto deste ano, o índice atingiu 4,18%.
Ele afirmou que é importante que o BC "se mantenha vigilante" para que não haja alta de preços. "O Banco Central tomará todas as medidas necessárias para isso", afirmou.
Meirelles disse, em palestra a empresários gaúchos, que o Brasil vive um momento de crescimento sustentado, em razão da estabilidade da economia. Segundo o presidente do BC, o crescimento da renda, dos salários e do crédito poderá levar as empresas a aumentar seus investimentos.
Meirelles disse que o crescimento médio de 1999 a 2003 foi de 1,9%, enquanto o do período entre 2004 e 2007 foi de 4,2%: "Saímos daquele padrão de arrancadas e freadas que perdurou por muito tempo".
De acordo com ele, alguns setores estão enfrentado dificuldades, apesar do bom desempenho geral da economia. Sem especificar a quais setores se referia, disse que é preciso que o governo faça um diagnóstico. "O importante é que consigamos entender o que está acontecendo, porque o bom diagnóstico faz o bom tratamento".
Meirelles disse que o BC ainda não foi informado de eventual união do Santander com o ABN Amro Real e que se manifestará no momento oportuno.


Texto Anterior: Ainda há espaço para cortar juro, afirma Mantega
Próximo Texto: Indústria diminui em 40% preços do leite longa vida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.