São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Analistas mantêm as recomendações

DA REPORTAGEM LOCAL

Os participantes da seção "Dicas" preferiram não fazer mudanças nas suas recomendações de ações para a semana. O principal evento dos próximos dias, com reflexos no mercado acionário, é a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, segundo os analistas.
O Copom se reúne entre amanhã e quarta-feira para decidir o rumo dos juros básicos da economia. No mês passado, os juros foram elevados para 21% anuais.
"Uma alta dos juros costuma afetar de forma negativa a Bolsa. Mas, nessa reunião, uma alta dos juros pode ter um reflexo positivo, pois a atitude poderá ajudar o BC a ganhar credibilidade, no sentido de que não vai deixar espaços para a inflação seguir em alta", diz Eduardo Fornazier, gestor da Santos Asset Management.
Normalmente, uma elevação da Selic torna mais atrativas as aplicações que seguem as taxas de juros, em detrimento aos investimentos no mercado de ações. O resultado, é que quando os juros sobem as Bolsas caem.
Para Álvaro Bandeira, diretor da corretora Ágora Senior, o mercado deverá seguir positivo. Na semana passada, a Bolsa de Valores de São Paulo subiu 0,24%.
Uma das recomendações da Ágora Senior, o papel Eletrobrás PNB, fechou a semana passada com valorização de 5,8%. Outra ação recomendada pelos analistas, com bom desempenho na semana, foi Embratel ON com ganho de 4,9%. Dos papéis recomendados, o que mais caiu foi Siderúrgica Tubarão (-6,9%).


Texto Anterior: FOLHAINVEST
Monoaplicação: Fundos setoriais já perderam mais de 28% neste ano

Próximo Texto: Mercado Financeiro: Juros e rolagem de dívida dominam semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.