São Paulo, sábado, 18 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para especialistas, há "recuperação natural" do setor

DA REPORTAGEM LOCAL

Especialistas em varejo acreditam que é "natural" uma expansão nas vendas em setembro, como a ocorrida neste ano. Isso porque, a partir do final do terceiro trimestre, historicamente, os resultados melhoram de forma considerável. Apenas no Estado de São Paulo, a alta sobre setembro de 2005 foi de 9,71%. Consultorias revisaram expectativas de desempenho do comércio em 2006 após a divulgação do IBGE.
"Tivemos cinco sábados em setembro e isso pode ter puxado o resultado para cima. Mas o fato de o feriado de 7 de Setembro ter caído em plena quinta-feira teria impactado nos resultados de forma negativa", diz Marcel Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo. Esse impacto não foi sentido porque a pesquisa é ajustada sazonalmente, ou seja, ela desconsidera efeitos de calendário, como o do dia 7.
O mercado entende que há uma recuperação nos resultados do varejo -que até agosto registrou meses com resultados instáveis. "[Os dados publicados] indicam que os piores momentos do setor foram deixados para trás. Inicia-se agora uma etapa de maior aquecimento, induzida pela redução dos juros e melhora dos níveis de emprego e renda", informa, em análise setorial, a equipe da RC Consultores. No final de setembro, a RC previa uma alta de 4,2% nas vendas no ano. Com a recuperação recente, a previsão foi revista para 6%.


Texto Anterior: Comércio tem alta de 2,1% nas vendas em setembro
Próximo Texto: CSN oferece US$ 8 bi para levar a Corus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.