São Paulo, sábado, 18 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em SP, 44% dos sem-emprego são negros

CLAUDIA ROLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Quatro em cada dez desempregados na região metropolitana de São Paulo são negros. É o que revela estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulgado ontem a partir de informações do mercado de trabalho analisadas no período de agosto do ano passado a julho deste ano.
Do total de desempregados na Grande São Paulo, 43,8% são negros, e 56,2%, não-negros. O percentual é menor do que o verificado na média das seis regiões pesquisadas pelo Dieese (Belo Horizonte, Distrito Federal, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo) -em que 55,3% do contingente de desempregados são negros.
Os negros correspondem a 36,2% da PEA (População Economicamente Ativa) na Grande São Paulo, enquanto os não-negros, 63,8%.
As taxas de desemprego verificadas entre a população negra têm diminuído na comparação com períodos anteriores, segundo mostra o estudo. Em 1998, o desemprego entre os negros foi de 22%. Neste ano, o índice é de 20%. Já entre os não-negros, o índice passou de 15,6% para 14,6% no mesmo período.
O rendimento médio real por hora pago aos negros em São Paulo é 45,7% menor que o dos não-negros. Enquanto um trabalhador negro recebe, em média, R$ 3,98 por hora, um não-negros recebe R$ 7,33, segundo valores de junho deste ano.
O estudo destaca que "a posição desfavorável dos negros no mercado de trabalho somente será modificada com a implementação de políticas de redução da pobreza, de campanhas contra a discriminação e pela garantia de acesso e pelo aumento da oferta de serviços públicos de qualidade, como a educação".
Um dos programas que contribuem para a redução da desigualdade, segundo apontam os técnicos, é o de cotas que garantem vagas para negros nas universidades.


Texto Anterior: Negros são metade dos desempregados
Próximo Texto: Pretos e pardos só são maioria do mercado na construção civil e como domésticos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.