São Paulo, sábado, 19 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dilma veta Colasuonno para secretaria executiva de Energia

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA), decidiu nomear Márcio Zimmermann para o cargo de secretário-executivo. Ele é engenheiro, técnico do setor e ligado à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).
Segundo a Folha apurou, o nome do economista Miguel Colasuonno, ex-prefeito de São Paulo (1972-74), foi vetado por Dilma, que, dessa forma, dá uma demonstração de que continua forte no setor.
A ministra contou com uma grande ajuda. O nome de Colasuonno teria sido vetado também pela Abin (Agência Brasileira de Investigação), órgão da Presidência que analisa os nomes de pessoas indicadas para ocupar cargos no governo.
Colasuonno é filiado ao PMDB, já foi ligado a Paulo Maluf, Orestes Quércia, Michel Temer e comandou a tropa de choque do ex-prefeito Celso Pitta quando era vereador na capital paulista.
Segundo a Folha apurou, o PMDB cogitou o nome de Colasuonno para a secretaria executiva apenas com a intenção de garantir sua nomeação para um outro posto. O próprio Lobão já estava inclinado, por sugestão de seu partido, a indicar Zimmermann, que ocupa atualmente o cargo de secretário de Planejamento.
Outro nome de Dilma Rousseff que tende a permanecer no ministério de Minas e Energia é o do secretário de Energia, Ronaldo Schuck.
Já Nelson Hubner, também ligado à ministra e que deixará na semana que vem o ministério, permanecerá no governo, em algum outro cargo no setor elétrico. A presidência da Eletrobrás, outro posto-chave do setor, ainda permanece com a ministra, que indicou o atual presidente interino, Valter Cardeal.
Mantendo nomes técnicos ligados a Dilma em cargos estratégicos, o governo tenta minimizar eventuais problemas causados por uma gestão de um ministro que não tem experiência na área.


Texto Anterior: Preço da energia a curto prazo fecha no teto pela 2ª vez
Próximo Texto: Petroquímica: Braskem inicia investimentos na Venezuela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.