São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobras normaliza fornecimento de gás

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

Após duas semanas de trabalho de recuperação dos dutos, a Petrobras normalizou ontem o fornecimento de gás natural da Bolívia, que havia sido comprometido parcialmente pelas fortes chuvas que atingiram o país e danificaram a malha que integra o gasoduto Bolívia-Brasil.
Ontem à tarde, a estatal retomou o envio de condensado (líquido extraído do gás natural) do campo de San Antonio, iniciando a normalização do processo de produção de gás boliviano.
A produção de gás natural foi reduzida há 15 dias por causa da ruptura do oleoduto da Petrobras que transporta condensado do campo Sábalo até o duto da Transredes, empresa de transporte de gás. Os estragos ocorridos no oleoduto, em 2 deste mês, foram em conseqüência de fortes chuvas que atingiram a região do Chaco boliviano.
Segundo a Petrobras, a retomada da produção permitirá, nos próximos dias, a normalização das exportações de gás natural ao Brasil e o abastecimento do mercado boliviano com derivados de petróleo.
Apesar do dano no gasoduto, que integra a malha Bolívia-Brasil, e da redução da produção de gás, os cortes no fornecimento não atingiram os consumidores finais. A Petrobras optou por cortar seu próprio fornecimento, reduzindo o suprimento às refinarias e às usinas termelétricas.
Durante as obras de reparo, foi recuperado um trecho do duto original de oito polegadas e construído, em caráter provisório, um desvio de 5 km, com tubos de quatro polegadas.


Texto Anterior: Energia: Chávez pode bancar gasoduto no Mercosul
Próximo Texto: Barril de pólvora: Petróleo subirá ainda mais, dizem analistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.