São Paulo, terça, 19 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EFEITO ÁSIA
Juro cai abaixo de 18% só daqui a três anos
Lopes justifica fato de o BC ser cauteloso

de Buenos Aires

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Francisco Lopes, disse ontem que espera que os juros anuais caiam para menos de 18% num prazo de três anos, e que sejam fixadas em 8% em quatro ou cinco anos. Atualmente a TBC está em 23,25%.
Segundo ele, o ritmo de queda da taxa de juros é agora mais lento devido aos problemas da Ásia. Ele afirmou que o problema do Japão é mais grave do que a volta da crise na Indonésia.
"Temos de monitorar o fluxo de capitais. Estamos tomando medidas preocupados em não nos arrepender depois. Isso gera conservadorismo", disse Lopes.
Francisco Lopes esteve ontem em Buenos Aires, onde participou da reunião anual dos bancos argentinos. Em sua conferência, apresentou dados sobre a economia brasileira.
Lopes comentou a declaração do presidente Fernando Henrique, que, em visita à Espanha, disse que o Brasil busca taxas de juros de Primeiro Mundo.
"Todo mundo quer taxas de juros de Primeiro Mundo. O problema é como fazer isso. Precisamos reduzir os números fiscais para reduzir os juros", afirmou, acrescentando ser necessária uma reforma mais ampla da Previdência.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.