São Paulo, quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polo aeronáutico reduziu em 30% número de funcionários

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Empresas fornecedoras e parceiras da Embraer na região de São José dos Campos (SP), onde está o principal polo da indústria aeronáutica no país, reduziram em pelo menos 28% o número de funcionários de janeiro até julho deste ano.
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos registrou no período 751 homologações de trabalhadores demitidos nas 15 empresas que formam o pool de fornecedores da Embraer na região. O número total de empregados no grupo caiu de 2.649 para 1.898.
A eliminação de empregos no setor, porém, pode ser maior, já que funcionários com menos de um ano de casa não fazem homologação no sindicato.
O corte de vagas está ligado à queda de produção na Embraer, que ainda sofre com a retração do mercado aeronáutico. A própria Embraer demitiu, em fevereiro, cerca de 4.200 funcionários.
A Embraer produz hoje, em média, dez unidades da família de jatos comerciais 170/190 por mês. Há um ano, eram 14.
Com a crise, a Embraer registrou cancelamentos e pedidos de adiamento de entrega de aeronaves. Além disso, houve forte queda no volume de novas encomendas: foram oito no primeiro semestre de 2009, ante pelo menos 31 apenas no primeiro trimestre de 2008.
Para Urbano Fleury Araújo, diretor da Grauna, uma das fornecedoras da Embraer, as dificuldades no setor devem se estender até o final de 2010. Para sobreviver, de acordo com ele, a empresa pretende diversificar os clientes -hoje, 50% da produção da Grauna é destinada à Embraer.
"O mercado aeronáutico no mundo todo passa por dificuldades, por isso estamos tentando diversificar os nossos clientes. Um dos setores potenciais é o do petróleo", disse Araújo.
Segundo ele, a Grauna demitiu 25% dos funcionários após o agravamento da crise. Hoje tem cerca de 300 empregados.


Texto Anterior: Meta de 1 mi de vagas não será alcançada, preveem especialistas
Próximo Texto: Petrobras diz que estuda investir mais neste ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.