São Paulo, quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobras diz que estuda investir mais neste ano

DA SUCURSAL DO RIO

O diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, afirmou que o plano de investimentos da empresa para este ano poderá ser revisado para cima. O orçamento inicial era de R$ 60 bilhões, mas, até junho, já haviam sido executados R$ 32,5 bilhões.
A razão, disse ele, é a maior disponibilidade de equipamentos como sondas no mercado, algo não previsto em 2008. Antes da crise, o equipamento estava em falta em todo o mundo.
O executivo disse, ainda, que a Petrobras concluirá testes para melhor conhecimento dos reservatórios de Iara e Guará, no pré-sal, durante as próximas semanas. A previsão da Petrobras é que Iara entre em operação em 2013, e Guará, em 2014.
Essas duas áreas são onde a exploração está mais avançada, depois de Tupi. Esta já entrou em teste de longa duração em maio e vinha produzindo 15 mil barris por dia -mas o teste foi suspenso em julho para ajuste de equipamentos. Segundo Barbassa, os testes em Tupi serão retomados em setembro.
O executivo afirmou ainda que a Petrobras deverá ter oito sondas explorando o pré-sal até o fim do ano. Seis já estão em operação -três delas em poços novos. Em 2010, mais seis devem ser entregues, mas outras devem ser desativadas. No fim, devem ficar dez no pré-sal.
Ele também voltou a defender a política de preços para a gasolina e o diesel. A empresa não tem repassado a queda no preço do barril de petróleo.
Da mesma forma, a empresa vinha evitando repassar a alta no preço do petróleo para os combustíveis, antes da crise.
Segundo ele, essa política é requisito para o cumprimento do plano de investimentos de longo prazo. "Sem estabilidade, não estaríamos tranquilos para custear um programa de investimentos como o nosso."

Produção
A produção média de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil em julho foi de 2,25 milhões de barris de óleo equivalente por dia, aumento de 2,7% sobre o mesmo período de 2008. A produção exclusiva dos campos nacionais, de 1,93 milhão de barris/ dia, alta de 3,8% ante o mesmo mês de 2008.
De acordo com a petrolífera, o aumento em 11 mil barris no volume médio diário em julho foi devido ao "retorno de paradas programadas e ao aumento da produção de poços interligados às plataformas P-35, no campo de Marlim, e P-53, no campo de Marlim Leste, ambos na bacia de Campos".

Com a Folha Online



Texto Anterior: Polo aeronáutico reduziu em 30% número de funcionários
Próximo Texto: Ford projeta crescimento de 9% nas vendas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.