São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA LATINA 1

Crescimento da Argentina se desacelera para 7,5%

ADRIANA KÜCHLER
DE BUENOS AIRES

O PIB (Produto Interno Bruto) argentino cresceu 7,5% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados ontem pelo Indec (o IBGE local).
Apesar de o crescimento ser expressivo, é um dos menores dos últimos trimestres. No segundo trimestre de 2007, a economia havia crescido 8,6% e no primeiro deste ano, 8,3%.
A principal explicação para o menor crescimento, segundo analistas, é que o período foi marcado pela crise do governo com o setor agropecuário, uma das bases de sua economia. Entre março e julho, os ruralistas comandaram um locaute agrícola em reação ao aumento dos impostos sobre as exportações de grãos, e o governo freou a venda de carnes e grãos ao exterior para garantir o abastecimento interno.
Ainda com a leve queda, o crescimento do PIB argentino continua mais acelerado do que o brasileiro, que registrou um aumento de 6,1% no segundo trimestre.


Texto Anterior: Crise afeta marcas das instituições financeiras
Próximo Texto: América latina 2: Peru propõe ampliação de acordo bilateral com o Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.