São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA LATINA 2

Peru propõe ampliação de acordo bilateral com o Brasil

MAURÍCIO MORAES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Peru quer ser a ponte do Brasil para o mercado asiático, disse ontem em São Paulo o presidente Alan García. Ele abriu um encontro comercial entre empresários dos dois países na Fiesp, esperando ampliar um acordo bilateral firmado em 2004 com o Brasil. O assunto foi pauta do encontro à tarde com o presidente Luis Inácio Lula da Silva, mas as conversas não avançaram.
O Peru está construindo três estradas para ligar seus portos à fronteira com o Brasil e quer desbancar o Chile, que terá um corredor interoceânico até Santos.
Garcia propôs aprofundar um acordo bilateral existente, falando em "livre comércio". Mas Lula ressaltou que o Brasil não desistiu da Rodada Doha (multilateralista), contrariando o Peru. O país andino cresce quase 9% e tem tratados de livre comércio com os EUA e em breve com a China. García espera que o Brasil aproveite as vantagens para produzir no Peru e usar o país como trampolim para a Ásia.


Texto Anterior: América latina 1: Crescimento da Argentina se desacelera para 7,5%
Próximo Texto: Aviação: Desistência de consórcio deixa Alitalia à beira da falência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.