São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 2008

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Claro retoma vice-liderança do mercado

DA REPORTAGEM LOCAL

A Claro anunciou ontem que ultrapassou a TIM em número de clientes. Segundo João Cox, presidente da Claro, até o momento, sua operadora tem 34.732.117 assinantes, contra 34.726.339 da TIM, uma diferença de 5.778 clientes.
Dados divulgados ontem pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) mostram um empate entre a Claro e a TIM. Segundo a agência, ambas possuem 25,09% do mercado. Na liderança está a Vivo, com 30,12% dos 138,4 milhões de assinantes de celular.
A disputa entre as duas operadoras teve início em 2004, quando a TIM deu o primeiro passo para a implantação de sua rede GSM, tomando clientes das concorrentes, principalmente da Claro.
Para recuperar a vice-liderança, a operadora adotou uma estratégia agressiva. Decidiu adquirir licenças para a telefonia de terceira geração (3G), ampliar sua cobertura nacional, lançar produtos e serviços que atraíssem mais clientes.
Após quatro anos, a estratégia deu resultado. "Temos hoje a maior rede 3G do país. São 125 cidades e vamos incluir mais três", diz. "Também ultrapassamos a TIM em cobertura nacional. Queremos a liderança."
Segundo Cox, a Claro chegou à região Norte há três meses. "Já ganhamos 0,55% dos clientes em agosto", diz. Para ele, com a portabilidade -serviço que permite mudar de operadora e manter o número do telefone- novos clientes serão adicionados à medida que o serviço é implantado. A Claro é hoje a operadora móvel que mais atrai clientes com a portabilidade. A cada cliente que sai, outros três são recebidos.
A TIM, por meio de sua assessoria de imprensa, considera a participação de mercado importante, porém sempre priorizou a rentabilidade. No segundo trimestre de 2008, a TIM obteve receita líquida de R$ 3,2 bilhões, contra R$ 2,8 bilhões da Claro.


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