São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mzafalon@folhasp.com.br

CRISE PREOCUPA
A crise financeira pode ter um ponto positivo para a agropecuária: maior renda com exportações, devido à valorização do dólar sobre o real. Mas há outros pontos que preocupam.

REDUÇÃO DE CRÉDITO
A avaliação é do secretário de Agricultura paulista, João Sampaio. Entre as preocupações está o crédito. Se a concessão já é difícil, as dificuldades de renovação dessas linhas serão ainda maiores, diz ele.

OLHAR PARA A FRENTE
O desafio será olhar para a frente, diz Sampaio. "Precisamos ter competência e ficar atentos para descobrir o que vem por aí."

"AMORTECIMENTO"
Barretos (SP), que já é uma das mais fortes para a cana, também se mostra como uma das mais atrativas para os próximos anos. O custo de produção da região, no entanto, pode desestimular os negócios por lá. A região faz parte de uma área ambiental chamada "zona de amortecimento".

CUSTOS
Com isso, a instalação de usinas deve obedecer a normas específicas, como o controle quanto ao consumo e ao tratamento da água. Há, ainda, restrições ao uso de determinados insumos químicos. Como essas áreas de restrição são de 10 km ao redor do rio Pardo, os custos das usinas serão bem maiores.

APREENSIVO
Edivaldo Del Grande, da Ocesp (cooperativas paulistas), está "apreensivo" com o mapeamento da cana apresentado pelo governo paulista. Não está claro qual o impacto da medida aos produtores rurais. Se o objetivo é diversificar as culturas, é preciso criar mecanismos para garantir a renda, diz ele.

RITMO MENOR
As entregas de fertilizantes sempre crescem em agosto. Neste ano, caíram de 2,45 milhões em julho para 2,08 milhões no mês passado, segundo a Anda. Houve antecipação de compras, mas os produtores podem, também, estar pisando no freio devido aos preços.

CONSOLIDAÇÃO
As exportações de frango renderam US$ 4,8 bilhões até agosto, 56% mais do que em igual período de 2007. O volume foi de 2,5 milhões de toneladas, com alta de 17%, segundo a Abef (associação do setor).

TYSON NO MERCADO
A Tyson dá grande importância ao Brasil e a empresa coloca os pés por aqui com a compra da Macedo Agroindustrial e da Avícola Itaiópolis (Avita), ambas de Santa Catarina. Além disso, assume 70% do controle da paranaense Frangobras.

ENTRAM ALIMENTOS
A Kraft Foods, fabricante de alimentos, substitui a AIG no índice Industrial Dow Jones.


Texto Anterior: Para Lula, a Marinha deve dar proteção ao pré-sal
Próximo Texto: Campo de Iara pode ultrapassar concessão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.