São Paulo, sábado, 19 de outubro de 2002

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Investimento em mídia volta com força após 2 anos em banho-maria

DA REPORTAGEM LOCAL

Após quase dois anos de investimentos em mídia em banho-maria, o mercado de telefonia celular aguarda mudanças rápidas com a nova investida da TIM e uma possível reação da Telesp Celular na caça ao consumidor. Já há expectativa de entrada de campanhas com guerras de preços entre as empresas no próximo mês.
Ontem, a TIM espalhou por algumas capitais do país centenas de "Ronaldos" -sósias do jogador da seleção brasileira- para chamar a atenção da população para a nova marca. Com camisa verde-e-amarela e cabelo com topete, eles circularam pelas ruas e pelas lojas, onde começou a ser vendido ontem o celular da empresa -que custará de R$ 289 a R$ 3.489.
A Telesp Celular, que explora os mercados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, e a BCP, que explora apenas o mercado de São Paulo, deram alguns sinais de reação. A Telesp apresentou três diferentes ações de marketing em três meses. Colocou Luana Piovani, atriz e modelo, numa banheira com um celular na mão. Contratou Paulo Vilhena, ex-namorado de Sandy, para falar, numa linguagem adolescente, da praticidade do aparelho.
No mesmo campo de atuação, TIM e Telesp têm estratégias de marketing um pouco diferentes. A primeira precisa reforçar sua campanha institucional do nome TIM -desconhecido da população ainda. A Telesp, com 67% de participação de mercado e 5,5 milhões de usuários, deve centrar o foco nas campanhas de produtos e preços, segundo publicitários que acompanham o mercado.
"Temos nosso caminho e não vamos nos pautar por aquilo que os outros fazem. Nossa campanha é institucional sem deixar de ressaltar nossos produtos", diz Michelangelo Tusi, diretor de marketing da TIM.
Não há a pretensão de entrar numa guerra de preços logo, afirma o executivo. Algo que a Telesp já pensa, segundo a Folha apurou. Agressivo nas promoções, o grupo já traça uma linha de trabalho centrada mais na exposição maciça da marca com promoções de preços.
De qualquer forma, a movimentação será positiva para o mercado.
No ano passado, os investimentos em mídia despencaram. A Telesp Celular investiu 25% a menos do que em 2000, segundo o ranking anual da revista "Meio e Mensagem". A Tele Sudeste registrou queda de 11% no período e a Tess registrou 7% de retração nos investimentos em mídia.


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