São Paulo, sábado, 19 de outubro de 2002

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Competição maior vai aumentar promoções

GEORGIA NASCIMENTO
DA REPORTAGEM LOCAL

A consolidação das operadoras de telefonia celular em empresas maiores -e com maior abrangência de cobertura- não deve resultar em uma diminuição imediata dos preços das tarifas para os consumidores. Entretanto a maior competição entre as operadoras deve promover uma grande quantidade de promoções, principalmente no final do ano.
"As empresas precisarão aumentar sua base de usuários, para diluir seus custos. Elas não devem competir em tarifas, mas provavelmente no Natal haverá promoções por todas as empresas", diz Roberta Kosaka, analista de telefonia móvel da Itaú Corretora.
A principal estratégia que deve ser usada pelas operadoras para conquistar rapidamente novos clientes deve ser o aumento do número de aparelhos em promoção, a redução do valor da assinatura e a maior divulgação dos planos de serviços promocionais.
Segundo Roger Oey, analista de telecomunicações do BBV Banco, as diferenças serão mais perceptíveis a partir do próximo ano, com a concorrência mais madura.
Após o grande crescimento do número de usuários de celulares nos últimos anos, os analistas acreditam que o aumento do número de clientes das operadoras depende essencialmente do crescimento econômico do país.
Como isso não depende das empresas, elas devem também intensificar a divulgação dos serviços menos conhecidos, como o acesso à internet e o chamado "M-cash", em que o usuário pode armazenar dinheiro no aparelho e utilizá-lo para compras de pequeno valor, como em cinemas e máquinas de refrigerantes.


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