São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campo operado por Petrobras na Bolívia tem reserva 40% menor, diz auditoria

DA REDAÇÃO

O campo de San Alberto, explorado pela Petrobras, tem reservas de gás natural 40% menores do que se acreditava, segundo uma auditoria feita a pedido do governo boliviano. O estudo mostra que o campo, onde o presidente Evo Morales anunciou a nacionalização do gás em 1º de maio, tem 6,93 trilhões de pés cúbicos -a previsão anterior era de 11,7 trilhões de pés cúbicos.
Ainda de acordo com a auditoria, houve uma redução de 58% na previsão de reservas do campo de Itaú, operado pela francesa Total, mas que não está em funcionamento. O Ministério dos Hidrocarbonetos atribuiu a diminuição nas reservas a "causas naturais"
Os números anunciados nesta semana são similares ao do estudo da americana De Golyer & MacNaughton, que apontou em maio a existência de 7,1 trilhões de pés cúbicos de gás em San Alberto. Na época, as autoridades bolivianas disseram que os dados eram "falsos" e "superestimados". O contrato com a firma foi rescindido e o então presidente da estatal petrolífera YPFB, Jorge Alvarado, afirmou que tomou a medida porque a empresa reduziu em 8 trilhões de pés cúbicos as reservas de gás conhecidas.
Técnicos do ministério boliviano também disseram que a Petrobras está explorando o campo de Itaú. Eles não chegaram a afirmar que existia algum acordo entre a brasileira e a Total, porém disseram que elas deveriam conhecer a situação. O campo de Itaú fica ao lado do de San Alberto, e a nova auditoria mostrou que eles estariam ligados, o que era desconhecido. O governo disse que deseja que eles sejam "unificados" e explorados conjuntamente. Procurada pela Folha, a Petrobras não se manifestou.
A realização de auditorias nos 56 campos do país faz parte do decreto de nacionalização de maio. Desde 2003, todos os estudos realizados apontam uma queda nas reservas de gás natural da Bolívia.


Texto Anterior: Com risco no fornecimento de gás, país pode viver crise em 2008, afirma estatal
Próximo Texto: Anatel aprova solução da Telecom Italia para deixar controle da Brasil Telecom
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.