|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Avanço global de brasileiras deve crescer
Embora o mercado doméstico seja atraente, empresas aproveitarão boas condições para ganhar mercado no exterior
Vantagens de atuar em outros países são diminuir o risco e aprender a operar no mundo globalizado, afirmam especialistas
Rich Press - 25.ago.07/Bloomberg News
|
|
Aço em bobina em unidade da CSN no Rio; oferta por portuguesa é exemplo da busca de internacionalização pelas empresas brasileiras
DA REPORTAGEM LOCAL
Apesar das expectativas bastante otimistas em relação ao
desempenho da economia brasileira por causa da robustez do
consumo doméstico, as empresas locais devem acelerar o seu
processo de internacionalização no ano que vem. E têm bons
motivos para fazê-lo, segundo
especialistas.
O principal objetivo desse tipo de manobra sempre é diminuir os riscos do empreendimento. Quando concentra sua
atividade em um mercado apenas, a companhia vê as suas receitas despencarem no caso de
perturbações nesse lugar.
"Outra vantagem importante
é que o empresário passa a
compreender melhor a globalização. Mesmo que decida atuar
só internamente, não tem como fugir da concorrência com
as múltis que vêm para o Brasil
com uma outra visão. Trata-se
de uma perspectiva que é essencial adquirir", destaca Jordan Nassif, professor da Fundação Dom Cabral.
Novo impulso
A expansão de operações para além das fronteiras do país
não é exatamente uma ideia
nova. Por exemplo, no final da
década de 1970, ao perceber
que o setor público pretendia
frear seus gastos com obras, a
construtora Odebrecht decidiu
buscar negócios no exterior para manter o seu padrão de lucratividade.
Porém, as condições para esse desbravamento estão agora
mais favoráveis do que nunca,
na avaliação de estudiosos.
O fato de o Brasil ter saído da
crise rapidamente fortaleceu
muito as suas empresas e melhorou a sua imagem aos olhos
dos estrangeiros. Dessa forma,
melhoraram as condições de financiamento para que as companhias nacionais possam fazer aquisições.
A valorização do real ante o
dólar também ajuda, pois significa que a compra de ativos em
outros países ficou mais barata.
Como algumas economias, especialmente as mais desenvolvidas, ainda não se recuperaram, as suas companhias, fragilizadas, podem se apresentar
como boa oportunidade de
aquisição.
O governo federal tem dado
apoio a esse movimento, estimulando as brasileiras a se instalarem em outras partes. A
África é destaque nessa estratégia.
(DG)
Texto Anterior: CSN e Camargo Corrêa disputam cimenteira Próximo Texto: Brasil é 2º mercado da Cimpor no mundo Índice
|