São Paulo, sábado, 19 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Cimenteiras são suspeitas de cartel no país

DA REDAÇÃO

A Cimpor é um dos alvos da investigação da SDE (Secretaria de Direito Econômico) que analisa suspeita de formação de cartel no mercado brasileiro de cimento. O processo está em fase de instrução e, segundo a SDE, será concluído no primeiro semestre de 2010.
Iniciado em março de 2007, o processo vê "notícias de um cartel no setor há quase 55 anos" e constata indícios de "fixação de preços, impedimento de entrada de novos concorrentes e divisão do mercado". Além da Cimpor, estavam sob investigação Votorantim, Camargo Corrêa, Lafarge, Holcim, Itabira, Soeicom e Itambé. Também sob suspeita estavam as entidades patronais Abesc, ABCP e Snic.
O ponto de partida da investigação foi o relato de um ex-funcionário da Votorantim, que afirmou que diretores das oito cimenteiras envolvidas e das três associações patronais se encontravam em hotéis de Curitiba e Porto Alegre para combinar preços.
Em novembro de 2007, a Lafarge pagou R$ 43 milhões ao Cade e, com o compromisso de cessar as irregularidades, encerrou sua parte no processo.


Texto Anterior: Brasil é 2º mercado da Cimpor no mundo
Próximo Texto: Roberto Rodrigues: Retaliação e compensação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.