São Paulo, sábado, 19 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEFONIA
Plano foi anunciado na Espanha
Telefónica deve demitir até 15 mil

das agências internacionais

A Telefónica, empresa espanhola que controla diversas operadoras no Brasil inclusive a antiga Telesp, deve demitir entre 11 mil e 15 mil trabalhadores na Espanha nos próximos anos.
O corte faz parte de um plano estratégico da empresa que está sendo negociado com os sindicatos e prevê cortes em diversas áreas, sendo 3.000 deles apenas no serviço de informações ao consumidor. Essa área, segundo a Telefónica, gera perdas de US$ 110 milhões por ano e deve ser terceirizada.
A empresa, que deverá encerrar o ano com 54 mil trabalhadores, apresentou ao sindicato dois cenários para o ano 2000: um deles mantém 41.811 funcionários, o outro, 44.006. A diferença dependeria de ajustes que estão sendo negociados com os próprios sindicatos.
No Brasil, quatro meses após a compra da antiga Telesp, a Telefónica anunciou a demissão de 2.500 funcionários da ex-estatal paulista.
Os desligamentos já ocorreram, mas, segundo o Sindicato dos Telefônicos de São Paulo, alguns demitidos estariam sendo chamados novamente pela empresa.
A explicação, segundo os sindicalistas, é que muitos demitidos eram da área operacional e estariam fazendo falta à empresa.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.