São Paulo, domingo, 20 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa tem ao menos 66 obras irregulares, aponta TCU

IURI DANTAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Responsável pela fiscalização do gasto público, o TCU (Tribunal de Contas da União) avalia que ao menos 66 obras previstas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) têm problemas e indícios de graves irregularidades, motivos para que continuem suspensas.
Em setembro, quando a primeira versão da lista foi entregue ao governo, para auxiliar na elaboração do Orçamento deste ano, as obras irregulares eram 77. Segundo a Folha apurou, técnicos do TCU viram intensa movimentação do governo após a divulgação da lista, mas apenas 11 obras tiveram problemas resolvidos.
Oficialmente, o tribunal não se manifesta sobre os dados apurados pela reportagem entre os técnicos da instituição. O TCU só elabora uma lista oficial de obras no mês de setembro. A complexidade e a distribuição geográfica das obras exigem dos técnicos seis meses de trabalho de campo.
Para o coordenador técnico da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), Neuto Gonçalves dos Reis, "o PAC possui um grande problema de gestão" e "é impossível fazer o acompanhamento das obras, porque não há planejamento". Reis afirma que, segundo as informações que vem recebendo e a impressão de associados da NTC&Logística, "no geralzão, continua a mesma coisa".
Apesar da divulgação periódica de balanços, a quantidade de ações envolvidas no PAC -2.014 ações-, a forma repentina como ele foi preparado e lançado em poucas semanas e a centralização do desempenho nas mãos da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), tornam difícil um acompanhamento.
Procurada pela Folha, a Casa Civil, que coordena o PAC, informou que não se pronunciaria e indicou à reportagem os ministérios responsáveis pelos investimentos. O Ministério dos Transportes disse que só pretende tratar do tema após o aniversário de um ano do programa, na terça-feira.


Colaborou SHEILA D'AMORIM , da Sucursal de Brasília.


Texto Anterior: Petróleo e gás concentram os investimentos das estatais
Próximo Texto: Lula faz turnê por projetos de saneamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.