São Paulo, quarta-feira, 20 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FGTS

Extrato começa a ser enviado na próxima semana

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Caixa Econômica Federal começa a enviar na próxima semana os extratos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) com os valores que cada trabalhador terá direito a receber para repor as perdas dos planos econômicos Verão e Collor 1.
O início das remessas está previsto para o dia 25, próxima segunda-feira. Técnicos do Ministério do Trabalho e da Caixa explicaram que os últimos acertos operacionais com os Correios estavam sendo feitos de forma a manter a data.
Ontem, o ministro do Trabalho, Francisco Dornelles, admitiu que haverá atraso na correção das contas dos trabalhadores cujo banco responsável pelo saldo na época dos planos não envie as informações a tempo.
A área técnica do ministério trabalha com a estimativa de que os bancos demorem a enviar ou retificar as informações de 1% a 2% do total de contas.
Isso representa entre 600 mil e 1,2 milhão de contas, que podem ou não ter pagamento previsto para junho -mês marcado para início do pagamento.

Passeata
"O banco que não enviar as informações depois vai ter de enfrentar uma passeata de trabalhadores na porta", afirmou Dornelles. Ele acrescentou que a multa prevista na lei para as instituições que não cumpriram o prazo de envio dos saldos será aplicada.
No início do mês, o ministro tinha declarado que, se todos os bancos enviassem os dados até o último dia 15, o calendário de pagamento seria mantido.
Ontem, Dornelles esticou esse prazo de envio das informações para o último dia deste mês.
Segundo o último balanço divulgado pelo Ministério do Trabalho, os bancos enviaram até sexta-feira 79% das informações esperadas. Isso corresponde a 34,2 milhões de contas.
Ontem, a Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos) informou que os saldos encaminhados pelas instituições até segunda-feira totalizam 41,7 milhões.
Na semana passada, a entidade havia garantido que os bancos concluiriam o processo na segunda-feira. (JULIANNA SOFIA)


Texto Anterior: Cade quer apurar cartel em montadora
Próximo Texto: Comércio: Lojas de R$ 1,99 trocam "chinês" por nacional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.