São Paulo, terça-feira, 20 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ações "disparam" na Bovespa após operação ser confirmada

DA REPORTAGEM LOCAL

A oscilação das ações na Bovespa das empresas envolvidas no negócio de aquisição do grupo Ipiranga mostrou ontem que a operação foi bem recebida pelos investidores.
As ações ON (ordinárias) da Ipiranga Petróleo saltaram 69,80%, e as ON da Ipiranga Distribuidora dispararam 67,40%. No caso dos papéis dos compradores, a ação PNA da Braskem teve alta de 15,86%; a PN da Ultrapar subiu 5,70%; e a PN da Petrobras, 2,18%.
Apenas as ações PN (preferenciais) da Ipiranga destoaram e terminaram o pregão com perdas. Analistas explicam que o fato de os portadores de ações preferenciais da empresa não serem beneficiados com o "tag along" os prejudicará. Por isso, esses papéis caíram na Bolsa de Valores de São Paulo.
No fim do dia, Ipiranga Petróleo PN tinha perdas de 5,35%, a maior queda dentre os papéis do índice Ibovespa. A ação Ipiranga Refinaria PN caiu 9,16%.
O "tag along" é uma regra do mercado segundo a qual os direitos do controlador se estendem aos minoritários quando há a venda da companhia. Essa regra assegura que os acionistas minoritários detentores de papéis ON recebam, no mínimo, 80% do valor pago aos controladores.
No caso das ações PN, o "tag along" varia, dependendo do estatuto da companhia e de quando as ações passaram a ser negociadas no mercado.
"Entendemos que o negócio é positivo para as três [compradoras], mas com reflexos diferentes", diz Oscar Rudge, gestor de renda variável da Paraty Investimentos. "Para a Braskem, a operação é muito positiva, principalmente devido à participação que terá no Sul."
(FABRICIO VIEIRA)


Texto Anterior: Trabalhadores protestam contra negócio
Próximo Texto: Lula sanciona a criação da Super-Receita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.