São Paulo, quinta-feira, 20 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

MERCADO DOCE
Sustentados pela oferta limitada e pela demanda mais aquecida, os preços do açúcar permanecem em alta. Segundo pesquisa do Cepea, o preço do açúcar cristal no Estado de São Paulo neste mês subiu 2,2%.

SEGURO DE SAFRA
Empresas que operam com seguro-garantia de safras, operação de usinas e embarques internacionais estão de olho na expansão do setor sucroalcooleiro. "É um setor prioritário, com crescente demanda", diz Horácio D'Almeida e Silva, presidente da Berkley International Brasil, braço do grupo norte-americano que acaba de chegar ao Brasil.

SUÍNO EM ALTA
O preço do suíno voltou a subir ontem no mercado paulista. A arroba do animal atingiu R$ 34 em algumas praças. A redução na quantidade de animais explica o aumento. Neste mês, o produto já acumula alta de 37,8%.

AFTOSA 1
Começou ontem, a reintrodução de animais não vacinados (gado sentinela) nas propriedades onde houve confirmação da doença.
A intenção é verificar se o vírus da febre aftosa ainda está ativo na região. Após 30 dias serão feitos novos exames de sangue para verificar se algum dos sentinelas foi contaminado.

AFTOSA 2
O Paraná intensificou os trabalhos de vigilância sanitária na divisa com Mato Grosso do Sul ontem, devido à suspeita do ressurgimento da doença em Japorã. Segundo o secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, o órgão tomou todas as medidas sanitárias para proteger o Paraná de possíveis focos em MS.

PRODUÇÃO MAIOR
A Açúcar Guarani inicia a safra 2006/07 com a projeção de moer 6,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar -aumento de 10% em relação à safra passada. A produção de açúcar deve atingir 625 mil toneladas, 8,5% a mais. Já a produção de álcool da empresa deve crescer 21%, atingindo 127 milhões de litros.

NOVA UNIDADE
Em 2008, deve entrar em operação uma nova unidade da Açúcar Guarani voltada para a produção de álcool. A empreitada será uma destilaria em Pedranópolis, no interior do Estado de São Paulo.

INVESTIMENTOS
Os investimentos na unidade são de cerca de US$ 150 milhões, segundo informou Paulo José Mendes Passos, diretor comercial da Açúcar Guarani, ontem, no seminário "Economia Brasileira e a Dinâmica do Mercado Sucroalcooleiro", promovido pela empresa.


Texto Anterior: Combustível: Oferta de álcool seguirá restrita, vê analista
Próximo Texto: Tensão entre vizinhos: Uruguai faz criticas à situação do Mercosul
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.