São Paulo, quinta-feira, 20 de maio de 2004 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
LOUCOS POR AROMAS Cifra corresponde em média a 0,65% do orçamento das famílias País gasta R$ 560 mi em perfume
CÍNTIA CARDOSO DA REPORTAGEM LOCAL Os brasileiros são loucos por perfumes. A Pesquisa de Orçamentos Familiares apontou que os consumidores gastam todos os meses R$ 560 milhões com o produto. A cifra corresponde a 0,65% do orçamento das famílias, praticamente empatando com o peso que o gasto com telefone celular (0,63%) exerce nos lares. O açougueiro Neilton Cerqueira Andrade, 28, ilustra essa tendência. Com uma renda de aproximadamente R$ 1.200, Andrade já gastou R$ 74,80 neste mês com perfumes. "Sempre gostei de andar cheiroso. Não tenho pena de comprar perfume. Vale a pena", disse. O hábito foi incluído recentemente no cotidiano do açougueiro. Cinco meses atrás, ele usou creme de barbear pela primeira vez. "Meu tio me emprestou." A nova experiência o levou a enveredar pelo consumo de cosméticos. Há uma semana, Andrade comprou perfumes da linha O Boticário numa loja em frente ao açougue onde trabalha, na zona sul de São Paulo. "Só usava desodorante. Falavam para mim que perfume era bom, aí resolvi comprar." Para o próximo mês, o açougueiro, que mora na periferia da cidade, planeja novas encomendas na mesma loja. Na lista, mais um perfume de R$ 38 e um desodorante de R$ 12,90. "Agora me acostumei com o que é bom." O entusiasmo do açougueiro já foi disseminado entre os seus familiares. Ele conta que também pretende comprar perfumes para a namorada e para as irmãs. Segundo Jurema Miranda, gerente da loja freqüentada por Andrade, 30% dos seus clientes compram perfumes todos os meses. A loja recebe, em média, mil clientes mensalmente. Texto Anterior: Gasto Brasil: Consumo supera renda em 85% das famílias Próximo Texto: Previdência é uma das principais fontes de renda dos brasileiros Índice |
|