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Falta de espaço dentro
de casa é queixa de 41%
DA SUCURSAL DO RIO
Em geral, os brasileiros consideram bons os serviços públicos,
mas relatam vários problemas
dentro de suas casas. O principal
deles é a falta de espaço, que afeta
41,45% dos lares brasileiros, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O fornecimento de energia elétrica é o serviço mais bem avaliado -88,72% das famílias o consideram bom. Apenas 6,71% o classificam como ruim. No país,
4,57% dos lares informaram que
não estão ligados à rede de luz.
Depois da energia, a coleta de lixo e a distribuição de água são os
serviços com melhor nível de satisfação do usuário -73,92% e
71,09% de bom, respectivamente.
O pior serviço avaliado é o de
drenagem de água da chuva:
20,57% o consideram ruim. É
também o com menor cobertura
-25,67% das casas dizem não tê-lo. Depois, vem a coleta de lixo
-ausente em 16,36% dos domicílios-, seguido pelo fornecimento de água (14,87%).
Segundo Lilibeth Cardozo, técnica do IBGE, o fato de as famílias
considerarem os serviços públicos bons é compatível com a cobertura de cada um deles.
Para Cardozo, o que chama
atenção é que o brasileiro identificou mais problemas dentro da
sua casa. "O brasileiro está mais
preocupado com a deterioração
da sua moradia do que com o que
está acontecendo ao redor dela."
A falta de espaço é um problema
mais freqüente do que a violência
ou vandalismo na área da moradia, citado por 27,92%. É também
mais presente do que poluição ou
danos ambientais (16,65%).
Além da falta de espaço, as famílias relataram outros problemas
estruturais em suas moradias. As
goteiras no telhado afetam
34,14% dos lares. Já a deterioração
de janelas, portas ou assoalhos é
um problema para 30,40% casas.
Regionalmente, a avaliação dos
serviços é diferente. No Norte,
apenas 44,23% das famílias consideram boa a distribuição de água
-37,83% dos lares não estão ligados à rede. No Nordeste, 57,44%
acham o serviço bom. É também
na região Norte que mais famílias
apontam a falta de espaço como
um problema (50,07%).
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