São Paulo, quinta-feira, 20 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de espaço dentro de casa é queixa de 41%

DA SUCURSAL DO RIO

Em geral, os brasileiros consideram bons os serviços públicos, mas relatam vários problemas dentro de suas casas. O principal deles é a falta de espaço, que afeta 41,45% dos lares brasileiros, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O fornecimento de energia elétrica é o serviço mais bem avaliado -88,72% das famílias o consideram bom. Apenas 6,71% o classificam como ruim. No país, 4,57% dos lares informaram que não estão ligados à rede de luz.
Depois da energia, a coleta de lixo e a distribuição de água são os serviços com melhor nível de satisfação do usuário -73,92% e 71,09% de bom, respectivamente.
O pior serviço avaliado é o de drenagem de água da chuva: 20,57% o consideram ruim. É também o com menor cobertura -25,67% das casas dizem não tê-lo. Depois, vem a coleta de lixo -ausente em 16,36% dos domicílios-, seguido pelo fornecimento de água (14,87%).
Segundo Lilibeth Cardozo, técnica do IBGE, o fato de as famílias considerarem os serviços públicos bons é compatível com a cobertura de cada um deles.
Para Cardozo, o que chama atenção é que o brasileiro identificou mais problemas dentro da sua casa. "O brasileiro está mais preocupado com a deterioração da sua moradia do que com o que está acontecendo ao redor dela."
A falta de espaço é um problema mais freqüente do que a violência ou vandalismo na área da moradia, citado por 27,92%. É também mais presente do que poluição ou danos ambientais (16,65%).
Além da falta de espaço, as famílias relataram outros problemas estruturais em suas moradias. As goteiras no telhado afetam 34,14% dos lares. Já a deterioração de janelas, portas ou assoalhos é um problema para 30,40% casas.
Regionalmente, a avaliação dos serviços é diferente. No Norte, apenas 44,23% das famílias consideram boa a distribuição de água -37,83% dos lares não estão ligados à rede. No Nordeste, 57,44% acham o serviço bom. É também na região Norte que mais famílias apontam a falta de espaço como um problema (50,07%).


Texto Anterior: Impostos "comem" 4,46% do orçamento
Próximo Texto: Gasto Brasil: Gasto é maior com fumo que com sabonete
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.