São Paulo, quinta-feira, 20 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sudeste come mais pão; Nordeste, mais feijão

DA SUCURSAL DO RIO

A POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) também mostrou o gosto regional e os produtos cujo consumo se destaca em cada parte do país.
Típico da alimentação rápida, o pão é mais difundido no Sudeste, onde as pessoas costumam trocar o jantar por um lanche. Seu consumo per capita, por ano, é de 14,8 quilos. Em São Paulo, as famílias comem, em média, 15,6 quilos.
No Rio, a cifra é ainda maior: 18,1 quilos. Trata-se do segundo maior consumo do produto do país -só fica atrás de Pernambuco (18,4 quilos). É em São Paulo onde as pessoas mais bebem refrigerante de guaraná -12,5 litros.
Já em Minas, o destaque é o feijão (19,2 quilos). Na média regional, porém, é no Nordeste onde as pessoas mais comem o produto: 17,8 quilos. O Ceará tem o maior consumo per capita do país -20,6 quilos.
De origem indígena, a farinha de mandioca é o alimento mais consumido na região Norte. Lá, as famílias comem 34,2 quilos per capita ao ano do produto -332% a mais do que a média nacional.
No Norte, a carne bovina também é bem difundida na alimentação -21,2 quilos per capita, quase empatando com o Sul (21,3 quilos). Rondônia tem o maior consumo per capita de carne do país -27,2 quilos. O Sul também se destaca pelo consumo de batata. São 10,6 quilos per capita -96% a mais do que a média nacional (5,4 quilos).
Já o Centro-Oeste é o campeão no consumo de arroz: 36 quilos per capita por ano. O óleo de soja também lidera na região -11 quilos. O Estado que ficou no topo do ranking no consumo de arroz é Goiás (42 quilos).
Por regiões, a desigualdade no acesso ao leite se repete. No Sul, o consumo do produto é 725% maior do que no Norte, onde menos se bebe esse produto. As famílias do Norte tomam apenas 5,1 litros de leite per capita ao ano. Já as do Sul bebem 42,1 litros.
No Sudeste, o consumo também é alto: 40,9 litros. No Centro-Oeste, é de 27,9 litros. Já no Nordeste, as famílias compram, em média, 7 litros per capita ao ano de leite.


Texto Anterior: Gasto Brasil: Ricos tomam 6 vezes mais leite que pobres
Próximo Texto: Gasto Brasil: Comida leva 1/3 da renda no campo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.