São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BID quer evitar dependência do gás da Bolívia

DAS ENVIADAS A ASSUNÇÃO

Presente à cúpula do Mercosul, o presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Enrique Iglesias, afirmou que, na quarta-feira, haverá uma reunião em Washington (EUA) para discutir o gasoduto que Brasil, Argentina, Chile e Uruguai propuseram construir a partir do Peru. A idéia é não ficar dependente do gás da Bolívia, que atravessa crise institucional.
"Na quarta-feira sairão os detalhes e a participação do banco", disse Iglesias, que ressaltou que é importante um consenso na região em torno do nome do próximo presidente do BID.
O Brasil defende o economista João Sayad para o cargo, nome que não é apoiado pela Argentina. O Peru deve apresentar hoje outro candidato, seu ministro da Economia, Pedro Pablo Kuczynski.
Segundo diplomatas argentinos, no sábado foram discutidos, entre outros assuntos, a possibilidade de serem mantidas reuniões periódicas entre os ministros da Economia dos quatro países, para acompanhar assuntos como inflação, déficit fiscal e dívida pública.
Os países do bloco também anunciaram para o próximo semestre o desenvolvimento de um programa de luta contra a febre aftosa, com o objetivo de erradicar a doença até 2009.

Texto Anterior: Países vão respeitar direitos humanos
Próximo Texto: Operação cevada: Com diretoria presa, Schincariol pode parar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.