São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 2008

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Premiação em design "ignora" mecas da área

DA ENVIADA ESPECIAL A CANNES

No primeiro ano em que o design mereceu uma categoria especial em Cannes, a surpresa do júri foi o fato de que nem Itália nem EUA, as mecas da área, tenham ficado com os principais prêmios. Os EUA levaram apenas dois leões e a Itália, nenhum. O Brasil conquistou duas pratas e um bronze.
"Quando eu era jovem, peregrinei à Itália, onde estavam os melhores designers e estilistas, e aos EUA, onde estava a inovação", disse Rodney Fitch, presidente do júri da categoria. "Hoje, não indicaria a mesma viagem a um aluno meu. O design está em muitas partes do mundo, mas não nesses lugares."
O Grand Prix, o principal prêmio, foi dado à remodelação da comunicação visual da Coca-Cola, feita pela agência britânica Turner Duckworth. Entre os prêmios do Brasil, está a embalagem para salada pronta, que leva junto garfo e faca e pode ser reutilizada, da Hortifruti, criada pela Indústria Nacional & Diálogo Design. "Sustentabilidade tem de ser um quesito importante no julgamento das peças dessa categoria", afirma Frederico Gelli, diretor da Tátil Design e integrante do júri. (CB)


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