São Paulo, sábado, 20 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda de material de construção sobe pela 1ª vez após corte no IPI

DA FOLHA ONLINE

As vendas de material de construção no mercado interno subiram 5,4% em maio ante o mês anterior -a primeira elevação desde a redução do IPI para o setor. Em relação ao mesmo mês do ano passado, no entanto, as vendas caíram 15%, segundo a Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção).
No acumulado do ano, o faturamento (descontada a inflação) recuou 16,1% ante os primeiros cinco meses de 2008. Em 12 meses, o faturamento do setor subiu 0,78%.
Segundo a associação, apesar de sete meses de quedas consecutivas (na comparação com o desempenho do ano anterior), as expectativas do setor são otimistas, desde que o governo prorrogue o corte no IPI.
A previsão para o fechamento do ano é de alta de 3% nas vendas em relação a 2008, quando o aumento foi de quase 14%. Para sustentar a estimativa, a Abramat aposta que "o segundo semestre apresentará resultados bem superiores aos atingidos até maio".
"As expectativas do setor são otimistas para os próximos meses, considerando o aumento sazonal da demanda no segundo semestre, associado ao programa Minha Casa, Minha Vida, e aos efeitos positivos da desoneração do IPI dos materiais de construção", disse Melvyn Fox, presidente da Abramat.
No final de março, o governo anunciou a isenção do IPI para a compra de produtos de construção. Outros materiais tiveram apenas redução do IPI. O benefício tem prazo para acabar no final deste mês, com impacto fiscal de R$ 238 milhões.
Fox acredita que na próxima semana se tenha a "ampliação do prazo de vigência do IPI reduzido para materiais, mantendo o estímulo ao consumo de materiais e aumentando a demanda já neste mês".
Segundo a Abramat, as vendas ainda caíram (4,45%) em abril em relação a março, devido aos estoques elevados.

Com a Reuters



Texto Anterior: Governo discute como prorrogar IPI menor
Próximo Texto: Foco: Mesmo com fila de espera para alguns modelos, montadoras fazem feirão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.