São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SINDICAL

Falta de acordo é o motivo

Metalúrgicos devem parar 21 empresas hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

Os metalúrgicos da Força Sindical vão parar hoje 21 empresas da capital do setor de máquinas e eletroeletrônicos em protesto à falta de acordo na campanha salarial da categoria. A paralisação deve ocorrer por três horas -entre 6h30 e 9h30- e atingir cerca de 14 mil trabalhadores.
Os metalúrgicos rejeitaram a proposta do setor patronal, que ofereceu ontem 8% de reajuste salarial. A categoria pede 15% de reajuste. O grupo 9 (reúne as empresas de máquinas, eletroeletrônicos, entre outros) emprega 124 mil trabalhadores.
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo informou que a paralisação vai ocorrer hoje na Monark, na Metalfrio, na Fame, na Metalúrgica Arouca, na Rohm do Brasil e na Dayatsu, entre outras fábricas.
No grupo 3 (reúne as empresas de autopeças), a proposta de reajuste será avaliada em assembléia marcada para sexta-feira. O índice de reajuste corresponde à inflação medida pelo INPC de novembro de 2003 a outubro deste ano -estimado em 6,4%- mais aumento real de 4%. A proposta é pagar o reajuste a partir de janeiro de 2005. Em novembro e dezembro, os trabalhadores teriam abono de 30% dos salários.

Bancários
Os bancários da CUT, que suspenderam a greve da categoria na semana passada após uma paralisação de 30 dias, fazem hoje assembléias em todo o país e devem aprovar a retomada dos protestos e das paralisações.
A Executiva Nacional dos Bancários orientou os sindicatos a promoverem amanhã um Dia Nacional de Lutas -mesma data em que TST (Tribunal Superior do Trabalho) julga, em Brasília, a greve da categoria.
Os bancários pedem reajuste de 19% e abono salarial de R$ 1.500 e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) ofereceu reajuste de 8,5% a 12,77%, dependendo da faixa salarial, além de participação nos lucros e resultados.


Texto Anterior: Bancos: BB sofre pane pelo segundo dia seguido
Próximo Texto: Crise no ar: Infraero acusa Vasp de apropriação indébita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.