São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo perdeu chance de fazer reformas, diz Jorge

Aprovação poderia ter acontecido antes da crise

RAFAEL BRANDIMARTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, disse ontem que o governo perdeu a chance de fazer as reformas trabalhista e tributária fora de um ambiente de crise.
Em evento realizado em São Paulo para promover o empreendedorismo, apesar da crise global, o titular da pasta disse para uma platéia de empresários de vários setores que "nós [governo] perdemos a chance de fazer [as reformas] num período de crescimento".
Quanto à reforma tributária, que está em discussão na Câmara dos Deputados, Miguel Jorge afirmou que acha difícil que ela aconteça neste ano, mas ressaltou que o governo "vai continuar insistindo".
Falando para uma platéia de cerca de 150 empresários e ladeado pela empresária Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, o ministro também indicou a formação de um comitê para ajudar na criação de uma política específica para o setor de comércio e serviços.
O comitê ficaria responsável por discutir medidas como, por exemplo, a ampliação do Supersimples (sistema simplificado de tributação voltado para micro e pequenas empresas), de R$ 2,4 milhões para R$ 3 milhões. Com a medida, um número maior de empresas poderia participar do programa.
A idéia surgiu em meio a críticas do empresariado quanto à elevada carga tributária cobrada pelo governo.
Para Luiza Helena, o Supersimples "é uma coisa boa, mas faz com que as pessoas continuem pequenas".
Ao sugerir a criação de um comitê para o setor varejista e a revisão do tributo, Luiza Helena, que vai assumir a presidência do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) no ano que vem, afirmou que "deveria haver um Supersimples para nós [grandes empresas]".
Miguel Jorge ainda foi questionado sobre a criação de um Programa de Aceleração do Empreendedorismo em referência ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).


Texto Anterior: Com a crise, ministro propõe ampliar seguro-desemprego
Próximo Texto: Ibama libera obra de Jirau, mas exige novos estudos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.