São Paulo, domingo, 20 de dezembro de 1998

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IDÉIA FIXA
País é líder da América Latina

no consumo de cosméticos Competição com tradicional indústria da beleza na Venezuela é dura
da Reportagem Local

A Venezuela oferece muitas oportunidades de negócios, mas pelo menos em um campo as empresas brasileiras não terão vida fácil.
Uma das mais tradicionais indústrias da Venezuela é a da beleza. Desde 1980, as venezuelanas ganharam quatro concursos Miss Universo e cinco Miss Mundo.
A natureza foi generosa com as venezuelanas, mas o empresário Osmel Sousa ajudou. O ex-estilista comanda uma indústria que ensina a candidata a andar, falar, sorrir e se vestir como uma miss.
As candidatas fazem cirurgias plásticas para moldar o corpo e tratamentos dentários para ter um sorriso branco "a la Farrah Fawcett", a antiga pantera da série de televisão.
Uma ex-miss Universo, Irene Saéz, ficou tão popular no país que virou candidata a presidente, derrotada nas últimas eleições.
A busca pela beleza se tornou uma idéia fixa entre as venezuelanas, acostumadas a andar muito maquiadas.
"As venezuelanas têm o maior consumo de cosméticos per capita da América Latina", diz o consultor Fernando Portela, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Venezuela.
Portela viu uma boa oportunidade na vaidade venezuelana e trouxe amostras da brasileiraBoticário para o país, mas desistiu rapidamente.
"As venezuelanas estão acostumadas a consumir as melhores marcas européias. Para ganhar mercado é preciso investir uma fortuna em propaganda."



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