São Paulo, domingo, 20 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOLSAS
Eletrobrás será a próxima a emitir
Banco Itaú lança suas ações em Buenos Aires

MAURÍCIO SANTANA DIAS
de Buenos Aires

Ações do Banco Itaú começaram a ser negociadas em Buenos Aires, na modalidade Cedear (Certificado de Depósitos Argentinos). São títulos lastreados nas ações.
Do lançamento participam o Banco Itaú Argentina, como emissor; o Bozano, Simonsen, como coordenador-geral; e o Banco de Valores, como coordenador de colocação.
A iniciativa reflete uma maior integração entre os mercados dos países do Mercosul, onde o volume de negócios vem crescendo em ritmo acelerado.
A Petrobrás foi a primeira empresa brasileira a lançar Cedear no mercado argentino, em maio, seguida pelas 13 empresas resultantes da cisão da Telebrás.
Com a entrada do Banco Itaú, a tendência é de que o volume de negociações com os Cedear aumente. Em maio próximo, a Eletrobrás também deve entrar no mercado.
O diretor do Bozano, Simonsen na Argentina, Luiz Pretti, falou com a Folha sobre o programa de Cedear.
²

Folha - Quando os primeiros Cedear foram lançados no mercado argentino?
Luiz Pretti -
Os primeiros Cedear foram lançados pela Petrobrás, em maio deste ano. Depois vieram os da Telebrás e, agora, os do Banco Itaú. Há também muitos títulos norte-americanos de Cedear -da IBM, Microsoft, Walt Disney etc.
No entanto, os títulos brasileiros, apesar de menos numerosos (apenas 3, contra os 16 norte-americanos), dominam 99,5% do mercado.
Folha - Por quê?
Pretti -
O motivo principal é que o Banco Bozano, Simonsen, além de ser o coordenador-geral da operação, se dispôs a dar liquidez ao mercado de Cedear, tornando-se o que se chama de "market maker".
Folha - A que tipo de investidor os Cedear se destinam?
Pretti -
Do volume total negociado com os Cedear, 60% se devem a pessoas físicas, 30% a investidores institucionais e 10% ficam por conta das próprias corretoras que dispõem de carteira própria.
Das 120 principais corretoras que operam na Bolsa de Buenos Aires, 85 já compraram os Certificados de Depósitos Argentinos. Além disso, mais de 900 clientes já conhecem o mecanismo.
Folha - Qual a participação dos Cedear na Bolsa argentina?
Pretti -
Os Cedear já representam uma parte significativa do volume de ações negociado na Bolsa de Buenos Aires. A prova disso é que, em vários dias, os Cedear da Telebrás estão entre os cinco principais papéis negociados.
A tendência agora é que esse mercado se amplie. Em meados de maio, por exemplo, a Eletrobrás também passará a emitir Cedear.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.