UOL


São Paulo, terça-feira, 21 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Expedição Soja" mostra produção a estrangeiros

DA REDAÇÃO

A soja já ganhou o status de líder da balança comercial brasileira, mas ainda não é suficientemente conhecida no exterior. Ferrando Muraro Jr., da Agência Rural de Notícias, de Curitiba (PR), diz que o mercado externo ainda não tem informações precisas sobre a safra e até mesmo sobre o potencial brasileiro de produção.
Para divulgar a oleaginosa, a AgRural e a Fundação Mato Grosso promovem no início do próximo mês a "Expedição Soja". Participam do "tour" pelas principais áreas de produção técnicos, analistas e jornalistas estrangeiros. O grupo viajará por nove dias e passará por nove Estados brasileiros. No final, será feita uma estimativa de safra brasileira deste ano.
Muraro diz que o consumo mundial de soja subirá a 190 milhões de toneladas e a presença brasileira nesse mercado deverá crescer. É necessário mostrar ao mercado externo a realidade da produção nacional.
No ano passado, o Departamento de Agricultura dos EUA mostrava em seus relatórios uma produção brasileira 2 milhões de toneladas acima da real. Esses dados acabaram distorcendo o mercado e prejudicando o produtor nacional, diz Muraro. (MZ)


Texto Anterior: Agrofolha
RS quer regra por Estado para transgênicos

Próximo Texto: Mercado: Atraso de chuva em trimestre encarece leite
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.