São Paulo, sábado, 21 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RETRAÇÃO

Produção industrial da zona do euro tem queda recorde

DA REDAÇÃO

A produção industrial dos 16 países que compõem a zona do euro teve queda recorde em janeiro, mostrando o agravamento dos problemas na economia da região.
Com as empresas reduzindo investimentos e demitindo trabalhadores, a produção em janeiro recuou 3,5% ante dezembro -na comparação com o primeiro mês de 2008, a queda foi ainda maior: 17,3%. Em dezembro, as quedas haviam sido, respectivamente, de 2,7% e 11,8%.
Entre os países que já divulgaram seus dados, os piores resultados foram registrados por Portugal, com queda de 9,8%, e pela Alemanha -a produção industrial da maior economia europeia caiu 7,5%, o pior resultado desde a reunificação, em 1990. A Irlanda foi o único país que teve crescimento: alta de 6,7%.
A queda é mais um sinal do agravamento da crise na zona do euro, que já teve contração no PIB nos últimos nove meses do ano passado. O FMI prevê uma retração de 3,2% no PIB dos 16 países neste ano. No ano passado, a economia da zona do euro se expandiu em 0,8%.


Texto Anterior: Lula condiciona aporte a reforma em instituições
Próximo Texto: TV aberta luta para se manter viável nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.