São Paulo, domingo, 21 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa traz prioridades no setor de RH

da Equipe de Articulistas

Sondagem realizada na semana passada pela Câmara Americana de Comércio de São Paulo, entre os membros do seu Comitê de Recursos Humanos, indica as prioridades das empresas e das consultorias de RH nesse momento de crise.
É uma espécie de figurino do profissional desejado (e poupado) em tempos de desemprego crescente, como ocorre hoje no Brasil e em boa parte do mundo.
Numa conjuntura recessiva, a prioridade vai para três iniciativas:
1) a valorização de indivíduos-chave na organização;
2) o reforço do sentido de equipe na empresa, mesmo que alguns indivíduos sejam cortados;
3) e, finalmente, a criação de compensações não-monetárias para os funcionários que são mantidos nos quadros da empresa.
²
Sem emprego fixo
Mas fica apenas em quarto lugar uma alternativa que confirmaria a idéia de que aumenta a oferta de trabalho sem que se ampliem as oportunidades de emprego fixo: estratégias de terceirização cortando custos, mas mantendo vínculos com ex-funcionários.
A contratação de serviços externos de recolocação para profissionais demitidos ficou em quinto lugar.
A mesma sondagem identificou as três principais características que tendem a ser valorizadas nos profissionais: domínio de tecnologias da informação, domínio de línguas estrangeiras e experiência em áreas de gestão financeira.
²
Qualidades
Outras características citadas na sondagem feita pela Câmara Americana de Comércio de São Paulo incluem a participação ativa, experiência de liderança, criatividade e adaptabilidade, capacidade de trabalhar em grupo, ser generalista (ou não apostar numa especialização exagerada) e ter domínio de noções de produtividade e marketing. (GS)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.