São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTO PARADO

União quer ação para suspender greve em Santos

MARIANA CAMPOS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

A Procuradoria Seccional da União em Santos, no litoral de São Paulo (85 km a sudeste da capital), protocolou anteontem um pedido de ação civil pública na 2ª Vara da Justiça Federal, contra a greve dos fiscais da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no porto de Santos, que completa dois meses hoje.
O objetivo é suspender a greve ou garantir que metade dos funcionários do posto da Anvisa em Santos mantenham os serviços essenciais, como inspeções de navios e mercadorias. A decisão deve sair na segunda. "Se formos notificados, vamos acionar o departamento jurídico da Anvisa", disse Wellington do Nascimento Rodrigues, do comando de greve.
Os grevistas querem, disse ele, o cumprimento de acordo firmado no ano passado com o governo federal, no qual pediam redistribuição de servidores, reestruturação das carreiras e isonomia salarial entre novos e antigos concursados e entre os ativos e inativos.
Os grevistas são representados pela Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social). O coordenador do departamento de Vigilância Sanitária da federação, Luiz Carlos de Castilhos, disse que entrou ontem com uma representação no Ministério Público Federal contra os ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Saraiva Felipe (Saúde) pelo descumprimento do acordo de 2005.
O Ministério do Planejamento informou que o governo tem se reunido com representantes do Sinagências (Sindicato Nacional dos Servidores em Agências Reguladoras Nacionais), outro órgão envolvido na greve, e que só conversará quando houver uma manifestação de "boa vontade".
O Sindicato das Agências de Navegação do Estado de São Paulo calcula que o prejuízo da greve no porto passe de R$ 380 milhões.


Texto Anterior: Público X privado: TCU manda Correios licitarem ou retomarem agências franqueadas
Próximo Texto: Mercado financeiro: Bolsa de NY atinge maior nível em 6 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.