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Empresa diz que teve lucro no Brasil
FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL
Ray Young, presidente da GM
do Brasil, informou que, após registrar anos de prejuízo, a companhia fechou o primeiro trimestre
deste ano com lucro no país. O valor, porém, não foi revelado.
"O número é pequeno, mas é
positivo", diz Young. A GM registra prejuízo nos negócios no Brasil desde 1998. Exceção foi o último trimestre de 2002, quando obteve lucro.
O melhor resultado da montadora no país, segundo Young,
ocorreu porque a GM reduziu as
exportações, elevou em cerca de
20% os preços dos carros vendidos no exterior, diminuiu os bônus oferecidos às revendas e reduziu custos de produção.
No primeiro trimestre deste
ano, a GM faturou US$ 1,5 bilhão
no país, 50% mais do que em igual
período do ano passado.
Esse crescimento se deve à valorização do real em relação ao dólar e ao aumento de vendas no
mercado interno, afirma Young.
A GM vendeu 90 mil unidades
de janeiro a março deste ano, 27%
mais do que em igual período do
ano passado. "Esse crescimento
ocorreu por causa do lançamento
do novo Vectra e do crescimento
do próprio mercado interno",
afirma o presidente da GM.
O consumo de veículos no mercado interno no primeiro trimestre deste ano foi de 418 mil unidades, 13% maior do que o registrado em igual período de 2005.
"Neste ano os bancos estão oferecendo mais prazo de financiamento do que em 2005."
No ano passado, segundo
Young, os prazos de financiamento oferecidos pelas instituições financeiras eram de até 36 meses.
Neste ano, vão até 60 meses.
As eleições para presidente, segundo Young, não preocupam a
companhia, que vai manter os
projetos de investimento já iniciados, como o de Gravataí (RS), de
US$ 240 milhões, para produção
do Celta e de um novo carro.
"Geralmente, um ano de eleição
é um bom ano para a economia.
Mas, para mantermos os investimentos de forma sólida no país,
precisamos que a economia cresça no mínimo 5% ao ano por, no
mínimo, cinco anos, e que a inflação seja menor do que 5% ao
ano", afirma Young.
A GM, segundo ele, tem prontos
dois projetos de investimentos
para aprovar no país. "O Brasil
precisa ter perspectiva de crescimento sustentado. Ainda não temos essas condições. Nosso resultado no primeiro trimestre foi um
primeiro passo. Vamos acompanhar para ver se esse desempenho
será consistente."
O presidente da GM no Brasil
informa que a empresa brasileira
teve desempenho parecido com a
de filiais espalhadas por países da
América Latina, do Oriente Médio e da África.
As vendas da montadora nessas
três regiões cresceram 27%, em
volume, no primeiro trimestre
deste ano em relação a igual período do ano passado -o mesmo
percentual registrado no Brasil.
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