UOL


São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Malan diz que país transformou o PT

Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem
O ex-ministro da Fazenda Pedro Malan durante talk show no hotel Gran Meliá, em São Paulo


DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-ministro da Fazenda Pedro Malan disse ontem, em meio a elogios ao governo Lula, que "o país transformou o principal partido de oposição brasileiro". Foi uma referência à preservação do receituário básico da era Fernando Henrique Cardoso, incluída aí sua política monetária.
Segundo o ex-ministro, o PT "reconheceu" que premissas como responsabilidade fiscal, respeito às restrições orçamentárias e manutenção da inflação sob controle -todas mencionadas por ele próprio- "não estão mais sujeitas a debates político-ideológicos".
"Digo isso [que o Brasil mudou o PT] no sentido positivo", afirmou. "No mundo moderno, em nações organizadas, aqueles que assumem a responsabilidade de governar não colocam mais em questão algo que faz parte do terreno comum."
As declarações de Malan foram feitas durante evento promovido por uma empresa de software, em São Paulo, no qual dividiu a mesa com Maria Silvia Bastos, ex-presidente da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional).
Na semana passada, em sua primeira aparição pública no país depois de deixar o governo, o ex-ministro de Fernando Henrique Cardoso já havia elogiado a conduta da nova equipe econômica.
Ontem, Malan elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suas manifestações contrárias ao que qualificou de ""síndrome do coitadinho". "Vi com satisfação o presidente afirmar que o Brasil não deveria ficar buscando no exterior bodes expiatórios para explicar nossos problemas."
Ao comentar a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de hoje, o ex-ministro limitou-se a dizer que "não está em questão se a taxa de juros vai declinar". "O que está em discussão é quando, em que intensidade."


Texto Anterior: Diversões heterodoxas: Armínio reaparece em táxi do "Casseta"
Próximo Texto: FMI condena queda "artificial" dos juros
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.