UOL


São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soros ataca Snow e diz que agora vende dólar

DA REDAÇÃO

O megainvestidor George Soros disse ontem em entrevista à rede de TV americana CNBC que estava vendendo dólares nos mercados e que a moeda está despencando. Na entrevista, Soros atacou a administração política do presidente americano, George W. Bush, e disse que estava comprando euro e as moedas da Austrália, do Canadá e da Nova Zelândia, além do ouro.
"Preciso revelar que agora tenho uma posição contra o dólar porque ouço o que o secretário do Tesouro está me dizendo", afirmou, em alusão aos comentários feitos pelo secretário do Tesouro dos Estados Unidos, John Snow.
No final de semana, Snow disse que o dólar estava passando por um "modesto realinhamento" e que sua força não era determinada pelo valor de mercado, mas pela confiança que as pessoas depositassem nele.
Soros afirmou que a política de Snow era um "erro" e uma tentativa mal-orientada de estimular a economia americana à custa de outras economias. "Penso que Snow foi de alguma forma responsável pela queda do dólar."
O investidor não está sozinho nas suas críticas. O diário econômico "The Wall Street Journal" publicou ontem editorial intitulado "Brincando com Fogo", no qual afirma que as falas de Snow têm levado a moeda americana a quedas súbitas.
"O que não ajuda é o secretário do Tesouro começar a derrubar a sua própria moeda. Para começar, estrangeiros que possuem investimentos denominados em dólar vão começar a se perguntar se isso é prudente. Derrubar o dólar também não é exatamente uma ajuda para a zona do euro (...) Um dólar em queda pode fazer cair as exportações européias e enfraquecer ainda mais suas economias."


Com agências internacionais


Texto Anterior: Dólar fraco: EUA tentam dividir o custo de seu ajuste
Próximo Texto: "G8 Paralelo" faz crítica à postura do grupo oficial
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.