São Paulo, sexta-feira, 21 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UE avalia se adota medidas da Alemanha

DA REDAÇÃO

A Comissão Europeia pediu ao Comitê Europeu de Reguladores das Bolsas de Valores que avalie se os países da União Europeia devem fazer como a Alemanha e tomar medidas contra a especulação.
"Convidamos o comitê a estudar o mais rápido possível se as condições que levaram a Alemanha a tomar a decisão de proibir as vendas a descoberto são aplicáveis ao resto da Europa", disse a porta-voz da CE, Pia Ahrenkilde.
Na segunda-feira, a Alemanha proibiu até o dia 31 de março de 2011 as vendas a descoberto de dívida pública dos países da zona do euro. Numa venda a descoberto, o investidor vende ativos emprestados, na esperança de comprá-los depois a preço inferior ao da transação e embolsar a diferença como lucro.
A decisão adotada de maneira unilateral por Berlim provocou reação contrária de diversas autoridades europeias.
Ontem, a chanceler alemã, Angela Merkel, reiterou a necessidade de conseguir uma maior regulação internacional dos mercados financeiros.
Merkel pediu -aproveitando a aproximação da cúpula do G20 (que reúne os países desenvolvidos e emergentes) em Toronto (Canadá)- a criação de um fundo internacional, que deveria ser financiado pelos bancos, para enfrentar possíveis crises financeiras. "Precisamos enviar um sinal comum", disse.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Espanha reduz previsão de alta do PIB
Próximo Texto: Artigo: A União Europeia cairá diante dos bárbaros?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.