São Paulo, sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comerciários perdem 31% da renda em 10 anos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O salário real dos 715 mil trabalhadores do comércio com carteira assinada na região metropolitana de São Paulo caiu 31,1% em dez anos, de acordo com estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
O rendimento real médio dos contratados formalmente, que representam 69,5% do número total de trabalhadores do setor, passou de R$ 1.469 em 1998 para R$ 1.012 em 2008.
Para Catia Uehara, economista do Dieese, a alta rotatividade de vagas causada pela entrada de multinacionais no setor foi a maior responsável pelo achatamento. As empresas estariam demitindo e contratando constantemente para oferecer salários mais baixos.
Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários do Estado, diz que vai propor para a próxima reunião com empresários, em setembro, uma cláusula que, em caso de demissão, obrigue o empregador a oferecer ao novo funcionário um salário idêntico ao do demitido. Caso a reivindicação não seja atendida, os sindicalistas prometem revogar o acordo que permite o trabalho aos domingos e feriados.
(DANILO VILELA BANDEIRA)


Texto Anterior: Após 5 quedas seguidas, renda volta a crescer
Próximo Texto: Previdência muda a forma de cálculo para conceder benefício
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.