São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Fipe, juro maior pode não conter preços

DA FOLHA ONLINE

Uma análise elaborada pelo economista da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) Paulo Picchetti a partir de dados estatísticos apurados pelo Banco Central revela que a expectativa de alta da Selic tem menos impacto nas projeções futuras de inflação do que as perspectivas de altas em preços administrados.
Ou seja, quando aumentam as percepções de elevação das taxas de juros, o normal seria que houvesse queda nas expectativas de inflação. Picchetti observa, porém, que nem sempre isso ocorre.
Isso porque a política monetária não tem efeito sobre os aumentos de preços administrados -como energia elétrica e telefonia.
O IPC (Índice de Preços ao Consumidor), calculado pela Fipe, apontou inflação de 0,38% no município de São Paulo na segunda quadrissemana deste mês -período de 30 dias até o dia 15.
A taxa divulgada ontem é superior à da semana anterior (0,27%), mas menor do que a registrada em igual período de setembro (0,56%).


Texto Anterior: Tensão pré-Copom: Inflação e petróleo "justificam" alta
Próximo Texto: Tensão pós-Copom: Lula não fala sobre juros, mas celebra expansão e emprego
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.